Lenda: Coluna do Diabo

Amada Imperatriz
4 min readFeb 25, 2021

--

Em maio de 1810 a arquiduquesa Leopoldina visitou uma igreja onde contava-se uma história muito peculiar. Observe:

“[…] Fomos para Wischerath, onde também há uma igreja. Lá se conta uma história bastante estranha, de que o diabo apostou com um padre que traria uma coluna de uma igreja de Roma antes que este terminasse de rezar a missa, mas o padre rezou a missa mais rápido e o diabo, furioso, jogou a coluna do alto da igreja. Hoje se pode vê-la destroçada no chão.”

A Coluna do Diabo é uma formação de três colunas de pedra, localizada em Vyšehrad, Praga, na República Tcheca.

Segundo a lenda, o pilar teria sido transportado para Vyšehrad pelo próprio diabo, quando ele apostou com um padre local que traria para Vyšehrad o pilar de uma igreja de Roma antes do padre assistir à missa.

O padre com a ajuda de São Pedro ganhou a aposta e um demônio furioso atingiu o telhado da igreja de São Pedro e Paulo em Vyšehrad. O pilar perfurou o telhado e se quebrou em três pedaços.

Esta lenda foi publicada pela primeira vez em latim em 1700 por Jan F. Hammerschmidt . Também é retratado em um afresco barroco na igreja de São Pedro e São Paulo. Ele também é seguido por uma carta de 1655, enviada por um padre de Roma ao consistório de Praga. Ele lhe confidencia que, ao erradicar o demônio, conseguiu expulsar do corpo o possuído suíço Jakub Zimmermann, entre muitos outros, assim como um demônio chamado Zardan. Ele teria falado pela boca do homem obcecado e confessado que foi ele quem trouxe a coluna de Roma para Vyšehrad.

Os cientistas não concordam sobre a origem da Coluna do Diabo. Havia várias hipóteses:

• Poderia ser um menir ou restos de colunas de uma igreja demolida.

• As pedras podiam servir de base para deuses pagãos.

• Auxiliares de cronometragem para os antigos eslavos.

• Poderia ser um marco ou ponto medieval.

• Poderia ser algum marco usado pelos povos celtas.

Também é estranho que as colunas fossem feitas de granodiorito, granito duro, que não era usado no gótico de Praga, porque havia pedras mais macias, marga e arenito. Os pesquisadores descobriram que o granito veio da parte inferior de Posázaví, nas proximidades de Kamenný přívoz.

Os blocos para a produção de colunas tiveram que ser quebrados com pedras de superfície, pois as primeiras pedreiras só foram construídas aqui no final do século XVIII.

Nesse contexto, é interessante que uma pedreira de Posázavský esteja localizada na encosta de uma montanha chamada Carga do Diabo. Sendo assim, a coluna do diabo que possivelmente veio dessa pedreira recebeu esse tal nome. Em petrologia, o tipo de granito extraído (granito véptico) é denominado exatamente da mesma forma.

O mistério é também a inscrição gravada na coluna do meio. É difícil de ler, mas provavelmente pode ser lido como SMMRIEMW. Sem dúvida, é de uma data posterior à criação da coluna e seu significado não pode ser explicado com segurança. De acordo com uma possibilidade, poderia significar Sanctae Matris Marie (Santa Mãe Maria).

Assista o vídeo no Canal Amada Imperatriz:

--

--

Amada Imperatriz

Em memória da primeira Imperatriz do Brasil: Dona Maria Leopoldina de Habsburgo-Lorena.