Carta da Arquiduquesa Leopoldina (25 de maio de 1809) #003

Amada Imperatriz
3 min readFeb 12, 2021

--

Carta escrita pela arquiduquesa Leopoldina enviada a seu pai, o Imperador Francisco I da Áustria. Quando escreveu essa carta em 1809, a jovem arquiduquesa contava com 12 anos de idade.

Na ocasião Leopoldina parabeniza seu pai pela vitória na Batalha de Aspern-Essling ocorrida nos arredores de Viena, quando os franceses tentavam forçar uma passagem pelo Danúbio. Essa batalha ganhou fama por ter resultado na primeira derrota do exército napoleônico em dez anos, que foi expulso pelas tropas comandadas pelo arquiduque Carlos de Áustria-Teschen.

Como a batalha contra Napoleão e seu exército acontecia em Viena, o Imperador Francisco decidiu abrigar seus filhos em Ofen, para que eles ficassem seguros. Na carta Leopoldina relatou tentar não esquecer o que tinha aprendido em sua rotina de estudos no Palácio de Hofburg. Observe:

Ofen, 25 de maio de 1809

“Querido papai!

Com grande alegria recebo a notícia da vitória que logramos. Permita-me, caro papai, que lhe dê os parabéns, além de garantir que peço a Deus diariamente para que Ele continue a abençoar suas armas. Se Deus quiser, espero que minhas irmãs voltem logo. Enquanto isso, estou junto da irmã Luísa e tento pelo menos não esquecer o que já aprendi.

Beijo-lhe as mãos e sou, com veneração filial, querido papai,

sua filha obediente

Leopoldina”

FOTO EDIÇÃO: AMADA IMPERATRIZ

Fonte: Livro Cartas de uma Imperatriz Editora Estação Liberdade

Assista o vídeo no Canal Amada Imperatriz:

YouTube

--

--

Amada Imperatriz

Em memória da primeira Imperatriz do Brasil: Dona Maria Leopoldina de Habsburgo-Lorena.